O QUE É FISIOTERAPIA PÉLVICA?
QUANDO BUSCAR UM
FISIOTERAPEUTA ESPECIALISTA?
O QUE NÃO DEVE SER NORMAL?
Especialidade da Fisioterapia que trabalha especificamente com a reabilitação e prevenção das disfunções dos músculos do assoalho pélvico.
Os músculos do assoalho pélvico recobrem a parte inferior da pelve (nossa bacia), envolvendo a uretra, vagina e ânus. São importantes para a função sexual, sustentação dos órgãos pélvicos (bexiga, útero e reto) e contenção de urina, gases e fezes. Além disso, esses músculos permitem a passagem do bebê na hora do parto e durante a gestação sofre grande sobrecarga com as alterações fisiológicas da própria gestação.
A grande maioria dos pacientes vem a partir de um encaminhamento médico quando já existe uma disfunção dos músculos do assoalho pélvico instalada, como por exemplo:
– Incontinência Urinária (perda involuntária de urina)
– Incontinência Anal (perda involuntária de gases e/ou fezes)
– Constipação Intestinal (“prisão de ventre”)
– Dor pélvica crônica
– Disfunção Sexual.
No entanto não podemos deixar de dizer que a prevenção de qualquer disfunção seria o melhor caminho, então você pode buscar um fisioterapeuta especialista mesmo sem ter um pedido médico, em qualquer fase da vida, para avaliação dos músculos perineais.
Muitas mulheres passam a vida toda achando normal algumas situações que são relacionadas as disfunções do assoalho pélvico, como a perda involuntária de urina. Ouvem falar que é normal perder um pouco de xixi sem querer, ou em casos que ao início da vida sexual a mulher sente dor na relação sexual e isso nunca é falado ao médico, passando a vida toda considerando isso uma “situação normal”.
As disfunções do assoalho pélvico são vistas muitas vezes como condições “normais” ou esperadas para aquela fase da vida ou após alguma cirurgia, mas devemos alertar que são condições que não devem ser consideradas normais.